No dia 25 de Fevereiro de 2009 , eram para ai umas 8e30 e eu estava a dormir num sono profundo, enrrolada nos lençois , e reconfortada na cama e tencionava dormir até ao 12.00 ...
Acordei porque o meu irmão mais novo acordou e fez "uma festa" e começou a gritar ... Dei dois berros : " DIOGO , CALA-TE! " e lá o puto foi para a sala . A minha mae continuava a aproveitar o seu dia de folga na sua cama gigantesca . Quando estava a pegar no sono o telefone de casa começa a tocar com aquela musica irritante que só apetece pegar no telefone e manda-lo para o chão ! A minha mae levanta-se com uma rapidez tremenda até parecia que havia algum incendio . Pega e atende o telefone .. era a minha Tia Sofia ( que tinha ficado a tomar conta da minha avó que veio do hospital ) . A minha mãe pegou e foi outra vez para a cama com o telefone colado ao ouvido a falar com a minha tia . Pelos meus estores já os raios de sol batiam nas portas do armario e faziam reflexo directamente para a minha cara e tinha que ser , hoje ia maldisposta para a escola .. Atenta ao que a minha tia e a minha mãe falavam só consegui perceber :

Tia : Estas deitada ?
Mãe : Não , mas vou-me deitar outra vez ... Porque ?
Tia : Ahh não te deites , porque a mãe morreu !
Mãe : O QUE ?!!

e apartir dai percebi que não era um simples telefonema de irmãs a combinarem um lanche mas sim a morte de uma pessoa que me criou , a minha avó . A minha mãe sentou-se e desligou o telemovel " Vou já para ai " , e começou a chorar ..
levantei a cabeça tão rapido e perguntei o que se passava e ela :" A Avó morreu "
essas palavras nao me vao sair da cabeça , tudo caiu naquele momento , as lagrimas cairam , o coração acelerou mais e disse : " Mãe o pai que nao venhas com cenas , eu vou contigo "
Vesti-me tao rapido , e saimos logo de casa e apanhamos um taxi !
Chegamos a casa da minha tia e ja lá estava o meu tio , avó , e as minhas duas tias ! Choravam e conduziram-nos ao quarto onde a minha avó estava ! Seu aspecto tão puro , como fosse um anjo , cheguei ao pé da sua face e inclinei-me para lhe dar um beijo e fiquei em choque , estava tão fria .
Chegou o carro funerário e pegaram no seu corpo e levaram até a sua " cama eterna" , o caixão .
E fomos directos para a Igreja onde se ia realizar o velório , onde toda a gente ia e davam os pessames , onde choravam , traziam flores . O meu primo, que foi criado comigo e com a minha avó , 2 anos mais novo , chegou e abraçou-me " Está tudo bem prima , ela esta num sitio melhor , ambos sabemos disso" . O Sol que tinha nascido com aquela noticia , não a levou com ele , afinal nada do que tinha ouvido era um sonho , ERA REAL !
E a noite chegou , o ceu era escuro , mas as estrelas brilhavam tanto nessa noite ...
Chegou o dia seguinte , era o dia do funeral . Todos vestidos de preto , todos com cara de choro ..Sentamo-nos nas cadeiras para prestar uma ultima homenagem enquanto o padre falava. E as minhas lagrimas nao queriam sair , nao podiam , tinha que ser forte .
" é a hora do Adeus ", ai levanta-nos e Tios , Cunhados , Tias , irmãs , avó , filhas , sobrinhos , netos fomos ao seu encontro e começamos a despedir com um simples beijo na cara , eu fui agarrada com o meu primo, e até ai as lagrimas nao tinham caido, mas quando a minha mãe me agarrou , e começou a chorar , as lagrimas jorraram e ai nao aguentei , o coração nao aguentou ! Os Senhores engravatados , fecharam o caixão e levaram para dentro de uma sala ( a minha Avó foi cremada ) .
E ai começamos ela estaria num sitio melhor . Ou pelo menos nao estaria aqui a sofrer mais .
Hoje passados 5 meses ainda choro a sua perda , choro porque a criança em mim sente a sua falta mesmo que ela não se lembrasse de mim quando fosse visitar ao hospital ( sim porrque ela tinha alzheimer e teve vários avc's )
Agora só a saudade e a dor restam !

Avó ficaras sempre no meu coração (L) =( Choro a tua ida , mas recordo a tua presença enquanto viva .

Sem comentários: